Construção de Mapa Temático TerraView - Parte VIII -Importando a tabela

Nessa parte já estamos com mapa base no TerraView e nossa tabela pronta(espero). Agora vamos vincular nossa tabela ao mapa base ( dados vetoriais). É uma parte importante e onde mais ocorrem os erros. Mas isso será minimizado tendo uma tabela "redondinha" ( como já foi ensinado).

1-Vá em arquivo - Importar Tabela de Pontos





2- Vá escolher seu arquivo CSV (1). Preste atenção na opção de vizualizar os arquivos(2).Clique em Abrir.Dê um nome ao seu arquivo.


3- É só dá OK na próxima janela!

4- Pode clicar em SIM quando ele perguntar se a primeira linha é o cabeçalho( espero que SUA primeira linha SEJA o cabeçalho!).


5-Agora você vai escolher sua projeção como fez com o mapa base na Parte VII e deixar no automático a ligação da coluna ( nunca tive problema com isso).


6-PRESTE ATENÇÃO AGORA! Você irá em Informações dos Dados. Seu cabeçalho virou um "cabeçalho" de verdade. Você vai clicar em cada item de seu cabeçalho e especificar o que ele é. Real para os números reais( com vírgulas, negativos etc), inteiros para os numeros inteiros( 1,2,3...), texto para o que é texto etc. Cuidado com o código de município, ele não precisa ser especificado como inteiro pois não haverá conta a ser feita com ele. Mas se você fez uma coluna indice em sua tabela(Cabeçalho de nome ID com números começando com 1-n em ordem crescente , como eu costumo fazer) deve usar inteiro para poder organizar sempre que quiser sua tabela no TerraView. SEMPRE que você clicar em cabeçalho e clicar no tipo de dado você OBRIGATORIAMENTE tem que clicar em APLICAR( não esqueça).


7- Volte ao Informações do Layer e modifique Coord Y e Coord X de acordo com a sua coluna de Lat e Log ( não sei porque mas quando escrevo LONG no nome do cabeçalho dar erro rs, ai acostumei a escrever log..).





8- Execute! Provavelmente aparecerá um TEMA novo com o nome que deu ao arquivo anteriormente! Não se preocupe com o monte de arquivos que aparecem nas fotos. Preste atenção nos comandos! hehehe


Como já falei, que não sabe NADA do TerraView pode ficar confuso com algumas partes da confecção do mapa. Normal. Mas lendo sobre o assunto e "futucando" o programa você vai entender melhor. Sua interface não é complicada.

Observação! Lembre que os dois temas devem estar na mesma vista( seu mapa base e o tema criado por sua tabela de pontos). Lembre-se que deve selecionar o tema que criou e clicar em desenhar( lapisinho) para vizualizar os pontos( caso não veja).
Mas se tentar de tudo e mesmo assim não vizualizar volte todos os passos e veja se não confundiu na hora de escolher a projeção ou DATUM. Veja se sua tabela esta tratada, veja se o TerraView esta reconhecendo os dados X e Y de sua tabela como coordenadas geográficas. Veja se não esqueceu de selecioná-las no item 7.

Se nada der certo..é começar de novo!( Eu não acertei da primeira vez...nem da segunda...rs. Mas eu não tive uma dica passo a passo como esta!!!!!! ).

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog Luciana!
O que eu mais gostei nele é o fato de ser o primeiro focado no Terraview, que por sinal é um excelente SIG, ainda meio imcompleto, mas que tem um grande potencial, eu mesmo uso muito ele em meus treinamentos e consultorias.
Acabei de postar sobre a nova versão 3.4.0 que traz o plugin de edição de vetores, coisa que só havia no TerraSIG (do MCidades) no meu blog (Geosaber). Outra dica é o material da Prof.a Cristiane (e outros): http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Index.htm

Janaina disse...

Oi Luciana! Consegui fazer todos os passos, mas estou com o problema mais básico de todos, e não sei como resolver: importo o mapa do estado, depois a tabela de pontos georreferenciados, e cada tema fica em uma vista diferente. Consigo visualizar os 2 temas, mas não consigo sobrepor. Você saberia como resolver esse problema? Obrigada! Abraços.

Janaina disse...

Ah sim! E antes que eu me esqueça. Parabéns pelo blog. Realmente não é tão simples encontrar blogs sobre esse programa.

Luciana Zetun disse...

Coloque ambos na mesma vista Janaina. Leia a OBSERVAÇÃO em vermelho no post que lá eu falo sobre isso ^^

... disse...

Parabens pelo blog, Luciana! Estou usando o TerraView ha pouco tempo, em mapeamentos temáticos. Parece-me uma boa opção de software SIG...interface intuitiva e foco nas funcionalidades mais comuns, além de ser uma experiência didática muito interessante para quem quer dominar o Spring.

Anônimo disse...

Luciana,
Parabéns pelo blog!!! trabalho com SI e tuberculose e sempre quiz fazer um curso de GEO, porém sem oportunidades. com seu blog já consegui fazer um monte de coisas... Tenho uma tabela com municípios e taxas de incidência nos moldes "redondinhos", porém não tenho as latitudes e longitudes desses municípios, desculpa a ignorância, mas tem alguma opção de fazer sem isso, se não, como eu posso conseguir?
Obrigada e Parabéns mais uma vez..
Marcela

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br