Iniciando a construção de um mapa temático -Parte II- Tratando os dados

Bem, já temos nosso dados e estão em uma tabela ou não... Mas vamos colocar em uma então!
Neste primeiro momento não iremos nos preocupar com detalhes de como salvar ou que programa ler tal extensão. Vamos pegar os dados que temos e examinar.
Vou dar exemplo de uma tabela de excel imperfeita que queremos que fique "redondinha" para ser usada no TerraView.





Vamos brincar de achar os erros!




Vamos por partes, mas mesmo assim aparecerão erros que não listei aqui! Mas vou tentar comentar da maioria.

1-Nome do arquivo: para simplificar posso resumir em apenas um conselho. Nomes pequenos e que dizem tudo. Exemplo: tab_popbovina. ( É uma tabela da população bovina). Evite usar espaços!

2-Nome da planilha: vale a mesma coisa acima!^^

3-Os programas entendem que a primeira linha de QUALQUER planilha é o cabeçalho. Não a segunda, ou a terceira. Isso quer dizer que sua planilha terá que ter apenas UM e apenas UM cabeçalho.

4- Os nomes que serão nosso cabeçalhos devem seguir o mesmo padrão do item 1 e 2.
Exemplo: municipio, popbovm, popbovf, popovm, popovf.
Você facilmente vai lembrar os motivos dos cabeçalhos estarem com este padrão, mas caso seja necessário passar esse arquivo para outra pessoa faça uma documentação anexa ao arquivo em arquivo txt que explique o que cada item do cabeçalho significa e contém. Principalmente quando você atua em um ambiente de trabalho.

5- Nossa coluna município é MUITO importante. Ela será nossa ligação com os dados vetoriais para fazer o mapa temático. Mas será que o dado vetorial vai estar ESCRITO IGUAL nossa planilha? É muito importante consultar a fonte dos dados vetoriais. O IBGE por exemplo tem a lista de municípios, mesmo que lá o acento esteja errado, é o errado que teremos que repetir em nossa planilha senão vai dar erro.
Exemplo:
Afonso Cláudio tem acento no IBGE.
Água Doce do Norte não tem aquele espaçooooo imenso entre o "do" e o " Norte".
Alfredo Chaves não tem dois ss.
Esses erros irão fazer que as informações referentes a esses municípios não estejam no mapa.

6- Use ponto para mostrar números que não sejam inteiros.O TerraView entende pontos, não vírgula.

7- Não coloque espaço onde não tem nos dados!

8- Não deixe células em branco! Coloque 0 (zero), quando não há animais naquele município. Faça uma média para preencher esses dados se não tem como obte-los ( mas sabe que há dados ali), isso é aceito na estatística( pelo menos era o que meu professor fazia ^^) ou se não vai influenciar no "todo" poderá colocar 0( zero) mesmo que não saiba o valor.

9- Não coloque - (hifen) o software não sabe o que é isso. Não é um número então irá dar erro!

10- As células tem formatos específicos ( numero, moeda, data) senão sabe o que é, deixe geral. Se der erro (em alguns programas dão) coloque numero, texto...dependendo do que for. Os números do IBGE podem ser TEXTO porque não irão participar de nenhuma conta.

11- Tente sempre que possível usar os números do IBGE, aqueles números que identificam os municípios, pois é menor a possibilidade de erros de ligação entre os códigos do IBGE do que pelos nomes dos municípios.

12- Dependendo do tipo de tabela que irá usar e programa, nenhum município poderá ficar de fora da sua tabela, NENHUM, porque ficará como se fosse "zero" ou "nulo" ou poderá dar erro.
Lembramos que essa tabela é uma ligação de 1 para 1. Isso quer dizer, um dado vetorial do mapa ligado a uma linha da sua tabela. O que faltar vai ficar sem ligação, igualmente o que sobrar. Por isso não use o nome do município duas vezes. Se for este o caso teremos que pensar em outro "esquema" que veremos depois.

13- Não adianta colocar várias planilhas no arquivo excel, o programa só lerá a primeira. Ou dará erro. O melhor a fazer é deixar o arquivo com uma planilha apenas para não arriscar.

14- Use a primeira linha e a primeira coluna SEMPRE, não deixe colunas ou linhas vazias entre as informações.

Vamos ver como ficará uma tabela redondinha ou quase? rs

2 comentários:

Norton disse...

Olá Luciana,

porque deve-se evitar os espaços nos nomes de cada coluna?

Anônimo disse...

Excellеnt web site you've got here.. It's haгd to
finԁ quality wгiting like yours theѕe
dayѕ. I honeѕtly apprecіаte peοрle lіke
you! Taκe care!!

My site ... payday loans

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br