Iniciando a construção de um mapa temático -Parte V - Salvando o arquivo

Você já tem sua tabela pronta. Seja ela com pontos geográficos ( caso você queira que seu mapa indique cada ponto de uma referencia) ou de valores quantitativo que tenham uma ligação com o dado vetorial (população dos municípios).

Você tratou os dados e todos eles estão redondinhos. Palavras estão padronizadas, números com pontos em vez de virgula, sem espaços desnecessários, com as informação tratadas de maneira correta.

Se está usando o excel tudo vai se tornar mais fácil.
Você escolhera a opção "Separado por vírgula" para salvar sua planilha.
Isso facilita muito para quem não tem habilidade com banco de dados ou não tem avesso a outros tipos de programas mais complexos.

Qualquer um poderá ter um "banco de dado".

Olhe na figura abaixo para saber exatamente em que extensão salvar:




Assim que pedir para salvar vai dar um aviso de erro NORMAL, ou melhor dizendo, COMUM, apenas clique em SIM. O mesmo aviso sempre aparecerá, é só clicar SIM sempre.



O arquivo esta pronto. Agora é encontrar seu MAPA BASE e aprender a trabalhar com o TerraView...

Encontrar o mapa é fácil, o IBGE é uma fonte padrão para quem quer encontrar mapas em formato shapes de todos os estados e regiões e os próprios Estados estão disponibilizando mapas em formatos variados para ser usado livremente. A escolha do IBGE é a mais confiável e a do Shape a mais fácil.

Trabalhar com o Terra View também não é difícil, só é cheio de detalhes.
Por isso antes de importar seus arquivos para o Terra View tenha certeza que tudo esta certo, revise, confira, porque toda vez que encontrar um erro terá o trabalho de importar tudo de novo, e cada vez que errar um detalhe e tiver que importar de novo ficará mais e mais impaciente...acredite em mim, sei o que estou falando.

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br