Iniciando a construção de um mapa temático -Parte VII- Mapa Base

Farei um passo a passo para usar o TerraView na construção de seu mapa temático, mas não irei dar uma AULA sobre isso. Mas será um início.

1- Baixar, instalar e abrir o programa TerraView

2- Criar um banco de dados

3- Faça os passos como a figura abaixo. O banco de dados mais comum é o Acess. A pasta será onde o programa irá salvar seu banco de dados.


Assim que dar OK seu banco de dados esta feito.

4- Próximo passo é trazer o mapa base para a tela do programa. Importe (1), clique em arquivo(2), procure o seu mapa que deve ser o que pegou do IBGE( pode ser divido por municipios). Lembre-se de escolher o arquivo shape para vizualizar(3) , clique no seu mapa e de Abrir.


5- Vamos ver agora em close a janela importar. Perceba que ela não tem localização. Possivelmente o arquivo shape que vá usar não tenha localização. Teremos que dar uma para ela. Nesse momento é importante saber em qual base o mapa foi feito e em que referencia e projeção você fez suas medições. A nível de fazer uma mapa temática as diferenças serão pequenas, mas quando for localizar seus pontos em um ortofotomosaico/imagem raster poderá fazer MUITA diferença.



6- O importante é que tanto seu mapa base quanto seus dados estejam na mesma referência e mesma projeção. Vamos dizer que seus dados estão em SAD69 e graus decimais. Escolha as opções como abaixo e de OK.



7- Na janela IMPORTAR coloque a ligação "automática" nesse primeiro momento.Dê Ok.
Possivelmente poderá perguntar se você quer vizualizar seus dados. Pode dizer que sim e irá aparecer seu mapa na tela.



Possivelmente quem nunca trabalhou com o TerraView tenha alguma dificuldade. Caso o mapa não apareça ou "suma" é só clicar no nome que deu a ele na janela que fica no espaço esquerdo ( Vistas /Temas) e clicar no "lápis" do menu( Desenho). Irei dar umas dicas "básicas" de TerraView em uma outra oportunidade.

O próximo passo será importar nossa tabela e ligar ela ao nosso mapa!


1 comentários:

Unknown disse...

Olá Luciana

Parabens pelo teu blog. Já foi adicionado aos Geolinks e em breve faço um post sobre o site.

Sucesso.

Luiz Amadeu Coutinho
http://geoinformacaonline.com

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br