Iniciando a construção de um mapa temático -Parte VI- Mapa Base

Há diversos sites onde você pode encontrar dados vetorias, a extensão mais utilizada e mais fácil de manipular no TerraView para mim é o shape.

Para ter certeza que todos os dados que usar terão o mesmo padrão o mais certo é sempre usar a mesma fonte de dados e esta tem que ser confiável. Eu uso o IBGE que disponibiliza os arquivos em shapes faz alguns anos e sempre são atualizados para serem mais precisos.
Não só mapas bases mas também rios, estradas, aldeias indígenas e vários outros dados vetoriais em shape você pode encontrar no site do IBGE, basta ter paciência por que eles não quiseram facilitar nossa vida quando deixaram isso como ftp e arquivos, além disso o site dá erros atrás de erros as vezes...na verdade as vezes ele funciona ^^







A árvore do diretório é esta, lá você poderá encontrar mapas em PDF, planilhas de excel com informações diversas, algumas informações são claras, com nomes dos municípios, outras estão divididas pelas "divisões" do Brasil em cartas. Ainda fico perdida quando entro lá, por isso baixei tudo o que era de meu interesse para meu HD e assim organizei de modo que EU entenda rs.



Escolha a opção MAPAS no ftp.



Escolha a opção Malhas Digitais




Eu poderia colocar todos os prints aqui, mas seria uns 10. REALMENTE o IBGE não estava querendo ajudar quando fez este sistema rs. Se alguém conhece uma maneira mais fácil de chegar lá me explique! hehehe


ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/malhas_digitais/municipio_2007/Malha_Municipal_Digital_2007_2500/Disseminacao_2007/Proj_Geografica/SIRGAS2000/ArcView_Shp/2007/E2500/UF/DF/

Esse é o link direto para o que uso nos meus mapas temáticos. Indo e voltando você pode consegui mais arquivos de extensões diferentes e de conteúdo diferente.
O formato "shape file" é composto por três arquivos (shp, shx e dbf) que devem ser obtidos juntos, mas também pode conter outros arquivos. Então não baixe apenas um deles. Coloque seus arquivos bem organizados em uma pasta que saiba onde está, você usará sempre sua base. Baixe o do Brasil e da região, você poderá querer mostrar a localização da sua área de estudo em relação ao Brasil ou a região.


E Boa sorte com o IBGE!

2 comentários:

panoptico disse...

Olá.

Baxei o Terra View. Uma pena ele não vir com pelo menos um mapa para seguirmos o tutorial. Tentei no IBGE (shp) e deu erro. Gostaria de conseguir a divisao distrital de São Paulo, utilizada no tutorial, mas não encontro.

Tem alguma dica?

Obrigado, Marcel

Elizio Victor disse...

Muito obrigado, baixei o programa e estava enlouquecendo pois não sabia onde conseguir os mapas. É mesmo uma pena que não venha pelo menos um mapa de tutorial. Seu blog me ajudou muito.

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br