Instrumento de Tabulação-TabWin- Leve, fácil e rápido!

O tabulação e tratamento dos dados é uma fase importante de nosso trabalho. Ter uma ferramenta que nos auxilie é muito importante. O Excel é uma ferramenta que ajuda bastante, mas não é tão "óbvia", é necessário ter um conhecimento maior desse aplicativo para que ele lhe retorne a a informação necessária de modo rápido.
O TabWin é uma opção leve, simples, gratuita e não é necessário instalá-lo. É usado pelo SUS do Brasil e tem interação com alguns programs importantes como o TerraView e Programa R( um programa de estatística  que uma hora será falado aqui!!!).

Para baixar o programa entre  no:

É só descompactar e clicar no ícone para começar a usar! Ou melhor, precisa ter uma tabela também! Sua tabela  precisa ter os mesmos parâmetros já explicados aqui quando falamos da construção de Mapa Temático com o TerraView ( Parte II). Mas é importante dizer que sua primeira coluna é mais importante aqui, por que o TabWin lê a primeira coluna e o cabeçalho de sua tabela como um eixo de informações X e Y. Isso quer dizer que a primeira coluna e a primeira linha serão a referência dele para TUDO que você pedir que ele faça. Gráficos, Quadros, Mapas etc.Como será visto na próxima figura.


Como você pode ver, a primeira coluna são os nomes dos municípios e a primeira linha é seu cabeçalho. Para que ele entenda isso você terá que FAZER isso. Não há uma fase de "tratar" os dados antes, ele já exporta a tabela assim. A tabela dele como a do TerraView poderá ser feita no excel, bem simples, mas terá que ser CSV também.

O Tabwin é fácil e leve. Seus botões são "auto explicativos". Irei dar um exemplo mas para motivar o pessoal a usá-lo do que ensinar, porque logo verá que ele se auto explica e mesmo quando você erra, não terá muito trabalho em voltar ao começo!


Nessa janela você poderá definir qual é a coluna que irá usar, nesse caso é a população de bovinos de cada município. Logo você verá que o que ele fará  é um calculo do percentual da população de bovino de cada município em relação a população total de bovinos do Estado. Isso é importante, é um valor relativo. Você irá ver , verdadeiramente, qual é a importância da população de cada município em relação a todo seu Estado. É MUITO FÁCIL fazer isso no tabwin. Escolha o dado e de OK e pronto!

Ele irá acrescentar o dado de percentagem na última coluna, sem ordem aparente. Se quiser colocar em ordem decrescente é só clicar no cabeçalho daquela coluna e rapidamente ele se reorganizar. Esse aplicativo é MUITO leve e eu gosto ^^.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Luciana,

Recebi a dica do seu blog por do Anderson Medeiros, do ClickGEO. Realmente está muito bom. Meus parabéns.

Um abraço,

José Carlos, Geógrafo

Prof. Elton Jean Peixoto disse...

Bom dia! Querida,
Parabéns pelo seu blog, muito bacana mesmo. Já coloquei seu link no meu blog e sou seu seguidor, de tanto que gostei.

Já li praticamente todas as postagens. Vou aguardar ansioso as postagens sobre o Tabwin e suas interações com o TerraView e o Programa R, o básico até já sei, mas tem umas dicas que você dá que previnem bastante, principalmente as pessoas que estão começando a lidar com o mundo do SIG e que servem para também para qualquer pessoa.

Querida, SUCESSO!!!

Anônimo disse...

Oi Luciana adorei o blog, criativo e de qualidade. Vc tem instruções de como criar um banco de dados para análise de fluxo no Terra?
Meu email é: enf_lidiane@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Hi theгe, You've done an incredible job. I will definitely digg it and personally suggest to my friends. I am sure they'll bе benefiteԁ frοm this web site.


Feel free to ѵisit my ωeb sitе - payday loans

Anônimo disse...

Muito bom seu blog!! Me ajudou mais do que o manual do TabWin!

Anônimo disse...

Oi, queria compartilhar com seus usuários esta url para baixar um aplicativo muito bom para processar pesquisas quantitativas.

www.rotatorsurvey.com/br

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br