Lançamento da INDE

Lançamento da INDE
Com o lançamento oficial da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE, em 8 de abril de 2010, em Brasília, no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entra em operação o Portal Brasileiro de Dados Geoespaciais – SIG Brasil. Do evento de lançamento, além de autoridades do Ministério do Planejamento, da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) e do IBGE, estiveram presentes representantes de ministérios e orgãos afiliados à CONCAR e de outras organizações envolvidas com a produção e uso de informação geoespacial no Brasil.







A INDE nasce com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras desse tipo de dado, de maneira que possam ser facilmente localizados, explorados e acessados para os mais diversos usos, por qualquer cliente que tenha acesso à Internet. Os dados geoespaciais serão catalogados através dos seus respectivos metadados, publicados pelos produtores/mantenedores desses dados.

A disponibilização de dados, metadados e informações geoespaciais (IG) através de serviços na Internet, denominados Geo Serviços Web, é viabilizada pela utilização de protocolos internacionais, públicos, que permitem o acesso à IG de forma simples, ágil, completa e integrada, sem necessidade de conhecimento especializado. O acesso aos Geo Serviços da INDE se realiza através deste portal, denominado SIG Brasil.

A INDE tem como principais objetivos:

promover o adequado ordenamento na geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais;
promover a utilização, na produção dos dados geoespaciais pelos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal, dos padrões e normas homologados pela Comissão Nacional de Cartografia – CONCAR; e
evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na obtenção de dados geoespaciais, por meio da divulgação da documentação (metadados) dos dados disponíveis nas entidades e nos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br