Terra View - usabilidade e interface amigável!


O TerraView é um aplicativo construí do sobre a biblioteca de geoprocessamento TerraLib , tendo como principais objetivos:
- Apresentar à comunidade um fácil visualizador de dados geográficos com recursos de consulta a análise destes dados.
- Exemplificar a utilização da biblioteca TerraLib .

O TerraView manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polí gonos) e matriciais (grades e imagens), ambos armazenados em SGBD relacionais ou geo-relacionais de mercado, incluindo ACCESS, PostgreSQL, MySQL e Oracle

http://www.dpi.inpe.br/terraview/

O TerraView tem um interface bem amigável mesmo para pessoas que não dominam a área de SIG, basta um pouco de treino e interesse você poderá fazer bons mapas temáticos, cartogramas, mapas com pontos georeferenciados e mapas de fluxos com ele.

A facilidade que ele tem por ser baseado em uma plataforma livre ( Terralib) é que todos podem ajudar a "incrementá-lo" com plugins e esses o tornam bem útil.

Eu mesmo já usei o FlowMapper para fazer mapas de fluxos e apanhei bastante pois tem que ter um conhecimento de uso de matrizes e usar tres arquivos para gerar um, o que é TOTALMENTE dispensável no TerraView com o plugin FLOW.

Você tem um acess e tem o excel, pronto, já não precisa de mais nada além dos seus dados e do TerraView para conseguir fazer qualquer tipo de mapa, interagir em WMS, google Earth, TrackMaker .

Até o Tabwin agora tem um interação com o terraview e para quem não conhece o TabWin ...aguarde porque também iremos falar dele aqui no fórum!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eii Luciana, vc mora no ES? tb sou capixaba :)

Anônimo disse...

terraview é SIG? existe alguma diferença? é muito importante sabe!! obrigada.

Luciana Zetun disse...

Bem, não entendo a de postar anônimo...
Mas SIG é Sistemas de Informações Gepgráfica , é sistema geramente é uma palavra que costuma designar várias coisas que trabalham juntas mesmo em funções diferentes para ao final ter um produtor único. Não sei se é o conceito "perfeito".

Sistemas de Informações Geográficas é conjunto de funções, englobadas em um programa , no nossa caso estamos falando de informática- que traz para gente uma resposta , uma INFORMAÇÃO que no nosso caso é GEOGRÁFICA.

Não sou MUITO radical em relação a definições e conceitos rsrs.

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br